20 de setembro de 2020

TOYOTA


A Toyota Racing foi uma equipa de F1 que disputou o Campeonato Mundial entre 2002 e 2009.
Depois de ter participado no campeonato de rally e nas 24 Horas de Le Mans. A Toyota anunciou, em Janeiro de 1999, que iria entrar na Formula 1 no ano de 2002.
Em 2001 começaram a fazer testes com o Toyota TF101, o primeiro monolugar da equipa, em vários circuitos que recebiam provas de F1. O objectivo desses testes era reunir o máximo de dados possíveis, para depois serem usados no novo carro que iria participar no campeonato do ano seguinte.
O Grande Prémio da Austrália inaugurou o Campeonato do Mundo de F1 e foi também a corrida onde a Toyota se estreou, com o novo TF102 projectado por Gustav Brunner. O finlandês Mika Salo e o escocês Allan McNish foram os pilotos da equipa. Na grelha de partida os dois carros ocupavam a 14ª e a 16ª posição. Na largada, McNish envolveu-se num acidente e abandonou a prova, já Salo terminou a corrida em 6º lugar, o que lhe valeu obter um ponto.
Apesar de ter um dos maiores orçamentos na F1, a Toyota acabou por ser uma desilusão. O Grande Prémio do Brasil, terceira corrida da temporada, rendeu o segundo e último ponto da Toyota, mais uma vez marcado por Salo. Na classificação final do campeonato de construtores, a Toyota ficou em 10º com 2 pontos.
O ano seguinte foi um pouco melhor, a equipa conseguiu um total de 16 pontos e terminou em 8º lugar no campeonato. No entanto em 2004 a Toyota voltou a perder rendimento e somou apenas 9 pontos, apesar de ter mantido o 8º lugar final.
O ano de 2005 foi bastante melhor. Com Jarno Trulli e Ralf Schumacher ao volante, a Toyota só não pontuou em duas das dezanove provas do campeonato. Trulli terminou no pódio por três vezes, com dois segundos lugares na Malásia e no Bahrain e Ralf conseguiu dois terceiros lugares, na Hungria e na China. Jarno Trulli também conquistou a pole-position no Grande Prémio dos Estados Unidos, mas isso de nada valeu, pois a corrida de Indianápolis acabou marcada por uma das maiores vergonhas da história da F1, com os carros equipados com pneus Michelin (como era o caso da Toyota), a não participarem na prova. No final da temporada a Toyota obteve o 4º lugar com 88 pontos.
Em 2006 e 2007 a Toyota voltou a dar um paço atrás. O terceiro lugar de Ralf Schumacher no Grande Prémio da Austrália de 2006 foi o único resultado digno e a equipa terminou ambos os campeonatos em 6º lugar.
2008 Voltou a mostrar uma Toyota bem melhor. Com o alemão Timo Glock no lugar do seu compatriota Ralf Schumacher e ainda com Jarno Trulli, a equipa nipónica conseguiu dois pódios, com cada um dos seus pilotos, Trulli foi terceiro em França e Glock terminou em segundo na Hungria. No fim da temporada a equipa ocupou o 5º lugar.
O início da temporada de 2009 mostrou uma Toyota bastante competitiva. Nas quatro primeiras provas conquistou por três vezes o terceiro lugar. Já perto do final da temporada, Glock acabou em segundo no Grande Prémio de Singapura e na prova seguinte, no Japão, foi a vez de Trulli também terminar no segundo posto. Na classificação final, a Toyota voltou a terminar no 5º lugar, no ano da sua despedida da F1.
Apesar do grande investimento e de ser uma das equipas com o maior orçamento na F1, a Toyota acabou por nunca mostrar competividade.
Nos oito anos que esteve na F1, disputou 139 Grandes Prémios. Conquistou 3 pole-positions, 3 voltas mais rápidas e 13 pódios.

2 comentários:

Anónimo disse...

Paulo excelente seu blog. vou visita-lo sempre. sobre a Toyota minhas lembranças são do brasileiro Cristiano da mata e também de 2008 quando o Massa perdeu o titulo devido a ultrapassagem do Hamilton sobre o Glock em interlagos. Luciano H. Guess

Paulo Moreira disse...

Obrigado pelas suas palavras Luciano.
Grande Abraço