2 de agosto de 2020

TONY VANDERVELL


Guy Anthony Vandervell, conhecido por Tony Vandervell, nasceu no dia 8 de Setembro de 1898 em Inglaterra.
Nascido numa família com grandes interesses em engenharia, não foi uma grande surpresa o facto de Tony Vandervell ter-se envolvido em corridas de automobilismo e motociclismo na sua juventude. Mais tarde deixou as corridas de lado para se envolver no negócio de rolamentos, criando a empresa, Vandervell Products.
Com os rolamentos a serem, cada vez mais, usados a nível universal, tanto na indústria aeronáutica como na de motores, Tony Vandervell fez grande fortuna durante a década de trinta.
Após o término da Segunda Guerra Mundial, Vandervell aceitou o convite do ex-piloto Raymond Mays, para apoiar a criação da equipa de competição BRM. A ideia de Mays de desenvolver um carro de corrida e construi-lo em Inglaterra, com recursos financeiros da indústria inglesa, atraia Vandervell que se tornou um integrante essencial do conselho da empresa recém-criada e também um grande investidor. No entanto a aliança não foi harmoniosa e Vandervell ficou rapidamente desencantado com a organização desequilibrada e com os grandes problemas políticos e burocráticos da BRM e decidiu construir os seus próprios carros.
Começou por procurar a Alfa Romeo para comprar um dos seus carros, mas sem sucesso. A sua próxima abordagem foi a Ferrari onde deu de caras com a recusa de Enzo Ferrari, mas Vandervell não se fez rogado e ameaçou suspender o fornecimento de rolamentos à marca italiana. Então um Ferrari 125C de corrida foi entregue dias depois, na fábrica de Vandervell.
O carro foi reformulado para se tornar no Thinwall Special, em homenagem ao produto mais conhecido da Vandervell, o Thinwall Bearings.
Entre 1950 e 1953 Vandervell participou com os seus carros na Formula Libre.
Em 1954 Tony Vandervell criou a Vanwall. A equipa iniciou-se na F1 no Grande Prémio de Inglaterra de 1954 em Silverstone, com Peter Collins ao volante que desistiu da corrida na 16ª volta.
Durante sete anos a Vanwall esteve na F1. Os primeiros pontos apareceram no Grande Prémio da Bélgica de 1956 com o 4º lugar de Harry Schell. O primeiro pódio chegou no ano seguinte com o 2º lugar de Tony Brooks no Grande Prémio do Mónaco. No Grande Prémio de Inglaterra de 1957, em Aintree, a Vanwall conquistou a primeira vitória na F1, sendo o triunfo atribuído aos seus dois pilotos. Stirling Moss liderava a corrida, mas na 20ª volta o motor do Vanwall começou a falhar. Moss entrou na box para uma rápida reparação, mas a situação manteve-se, assim Brooks foi chamado à box para entregar o seu carro a Stirling Moss que venceu a prova. Foi a primeira vez que um carro britânico ganhou um Grande Prémio e também o primeiro triunfo de um carro e piloto inglês no Grande Prémio de Inglaterra.
Em 1958 a Vanwall foi a primeira equipa a conquistar o recém-criado Campeonato do Mundo de Construtores. Mas na última prova da temporada, em Marrocos, o piloto da Vanwall, Stuart Lewis-Evans, morreu num acidente. Abalado com a morte do seu piloto, Tony Vandervell, cuja saúde já não era a melhor, decidiu desistir da F1.
Tony Vandervell morreu no dia 10 de Março de 1967.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Interessante a trajetória de Tony Vandervell que se assemelha a de outros grandes nomes do automobilismo mundial...