19 de agosto de 2020

MARK WEBBER


Mark Alan Webber nasceu no dia 27 de Agosto de 1976 em Queanbeyan, Austrália.
Aos 14 anos, e depois de já ter participado em corridas de motos, Mark Webber passou a disputar provas de karting, tendo vencido o Campeonato Estadual de New South Wales em 1993. Seguiu-se a Formula Ford, já que o seu pai lhe comprou um FF Van Diemen 1600 que tinha pertencido ao ex-campeão de Super Car V8, Craig Lowndes. Webber terminou o campeonato australiano de 1994 em décimo quarto lugar, mas em 1995, obteve as suas primeiras vitórias, uma delas no Circuito de Adelaide, numa corrida de apoio ao Grande Prémio da Austrália de F1. Nesse ano, Webber juntou-se a Ann Neal, que se tornaria sua empresária e conseguiu o patrocínio da Yellow Pages australiana, que durou sete anos. No final de 1995, Mark Webber, deixou a Austrália e rumou a Inglaterra para continuar a sua carreira no automobilismo. Nesse ano, ainda participou no Festival Formula Ford em Brands Hatch, tendo terminado em 3º lugar, mas no ano seguinte venceu o prestigiado Festival e foi vice-campeão no Campeonato Britânico de Formula Ford.
Em 1997, Webber mudou para a F3 inglesa, apesar de não ter sido feliz no campeonato britânico, terminou em 3º lugar no Formula 3 Marlboro Masters, em Zandvoort.
Em 1998 e 1999, Webber ingressou na equipa de Endurance da Mercedes. Depois de um primeiro ano em que partilhou o volante com o experiente Bernd Schneider, terminaram o campeonato FIA-GT no 2º lugar, com cinco vitórias em dez provas, o ano seguinte foi um pesadelo, marcado por dois acidentes por falhas aerodinâmicas do carro nas 24 Horas de Le Mans, o que levou a Mercedes a retirar-se das provas de Endurance.
Webber voltou aos monolugares em 2000 para participar no Campeonato Internacional de Formula 3000, sendo terceiro classificado com a equipa Eurobet Arrows e vice-campeão em 2001, com a equipa Super Nova Racing.
Em 2002, Mark Webber estreou-se na F1 com a equipa Minardi, na primeira prova do campeonato, o Grande Prémio da Austrália. A correr em casa, Webber obteve o 18º tempo nos treinos de qualificação e terminou a corrida no 5º lugar, conquistando assim os seus primeiros pontos na F1. Esses dois pontos foram os únicos que Webber conseguiu durante toda a temporada.
Nos dois anos seguintes, Webber guiou para a equipa Jaguar, mas os resultados ficaram aquém do esperado e o melhor que o piloto australiano conseguiu foi o 6º lugar, três vezes em 2003 (Europa, França e Hungria) e por uma vez em 2004 no Grande Prémio da Alemanha.
Em 2005, foi contratado pela Williams e depois de ter pontuado em quatro das cinco primeiras provas da temporada, conseguiu o seu primeiro pódio na F1 ao terminar em 3º lugar no Grande Prémio do Mónaco. Webber não voltaria ao pódio durante esse ano, tendo pontuado em mais cinco provas. A temporada seguinte, ainda com a Williams, foi bastante penosa, pois das 18 provas da temporada apenas terminou sete, três delas nos lugares pontuáveis.
Em 2007, Webber ingressou na equipa Red Bull, onde permaneceu durante mais seis anos, até à temporada de 2013.
No Grande Prémio da Alemanha de 2009, em Nurburgring, Mark Webber começou por se impor nos treinos de qualificação ao marcar o melhor tempo, que lhe deu a sua primeira pole-position na F1. Na corrida liderou 33 das 60 voltas e conquistou a sua primeira vitória na F1. Com essa vitória, Webber tornou-se no piloto que mais demorou para ganhar uma prova de F1, 130 corridas.
Webber venceu mais 8 vezes. Brasil (2009 e 2011), Espanha (2010), Inglaterra (2010 e 2012), Hungria (2010) e Mónaco (2010 e 2012). A vitória no Grande Prémio de Inglaterra em 2012, no Circuito de Silverstone, foi a ultima que conquistou na F1.
Em 2010, 2011 e 2013, terminou o campeonato em 3º lugar.
A sua despedida da F1 aconteceu na última prova da temporada de 2013, no Grande Prémio do Brasil, disputado no Circuito de Interlagos, onde Mark Webber terminou no 2º lugar, atrás do seu companheiro de equipa, o alemão Sebastian Vettel.
Em 2014, Webber voltou a competir em provas de Endurance como piloto oficial da Porsche e junto com os pilotos, Timo Bernhard e Brendon Hartley, conquistou o Campeonato Mundial de Endurance em 2015.
No final de 2016, Webber retirou-se da competição automóvel e assumiu um papel representativo na Porsche.
Mark Webber esteve 12 anos na F1. Disputou 215 Grandes Prémios. Conquistou 9 vitórias, 13 pole-positions, 19 voltas mais rápidas e 42 pódios.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Dentro de seus limites foi um bom piloto na F1.