26 de agosto de 2020

JACAREPAGUÁ


O Autódromo Nelson Piquet, popularmente conhecido como Circuito de Jacarepaguá, foi uma pista de automobilismo e motociclismo, que sediou o Grande Prémio do Brasil de F1 em 1978 e entre 1981 e 1989.
Localizado junto à Lagoa Jacarepaguá, numa zona pantanosa, a primeira pista existente no local foi o autódromo Nova Caledónia, construído em 1965 e inaugurado em 1967. Era um circuito moderno, para a época, que tinha grandes arquibancadas na recta principal, onde se podia ver todo o circuito, inclusive a parte sinuosa da pista na zona interior.
Em 1971, o arquitecto Ayrton Lolô Cornelsen, foi o responsável pela remodelação do circuito que iria ser bem diferente do anterior. O autódromo iria ser a zona principal de um complexo turístico onde iriam ser construídos hotéis, uma marina e um casino, tudo isso para que quando a pista não estivesse a ser usada o projecto fosse auto-sustentável. Mas logo após o circuito estar construído, o governador do estado apropriou-se das terras vizinhas para a criação de um novo bairro, a Barra da Tijuca, o que impediu a construção das outras instalações previstas.
No final de 1977 o Circuito de Jacarepaguá estava pronto a acolher corridas e no ano seguinte recebeu o Grande Prémio do Brasil de F1, uma prova que foi ganha por Carlos Reutemann em Ferrari, que liderou todas as 63 voltas da corrida.
Depois de dois anos de ausência, em que escolheu o Circuito de Interlagos para realizar as provas de 1979 e 1980, a F1 regressou a Jacarepaguá no ano de 1981. O argentino Carlos Reutemann repetiu a vitória, mas dessa vez ao volante de um Williams-Ford.
Nos oito anos seguintes a corrida foi ganha apenas por três pilotos, Alain Prost, Nelson Piquet e Nigel Mansell. Prost venceu em 1982, 1984, 1985, 1987 e 1988. Piquet ganhou em 1983 e 1986, enquanto que Mansell triunfou na última corrida realizada em Jacarepaguá, no ano de 1989.
Em 1982, Piquet foi o primeiro a cortar a meta, logo seguido por Keke Rosberg, ambos à frente de Alain Prost, mas os dois primeiros foram desclassificados por terem os carros abaixo do peso mínimo e a vitória foi cair no colo de Prost.
Em 1983, Piquet finalmente ganhou e novamente à frente de Keke Rosberg, mas o piloto finlandês voltou a ser desclassificado, por um empurrão nas boxes, depois de o seu carro ter pegado fogo momentaneamente durante o reabastecimento.
A prova de 1984 ficou marcada por ter sido a estreia na F1 de Ayrton Senna. O piloto brasileiro, em Toleman-Hart, largou do 16º lugar e desistiu com problemas no turbo na 8ª volta.
No ano de 1988, Nelson Piquet foi agraciado com as chaves simbólicas do Circuito de Jacarepaguá, pelo prefeito Roberto Saturnino Braga, um acto que serviu para rebaptizar a pista carioca, que passou a ter o nome do piloto Tri-Campeão.
Em 2008, foi anunciada a demolição do circuito para serem criadas novas instalações para os Jogos Olímpicos de 2016. Em Agosto de 2012 o circuito começou a ser demolido e em Novembro do mesmo ano já não restava nada do Autódromo Nelson Piquet.
Nos dez anos que recebeu a F1, o Autódromo Nelson Piquet, teve quatro pilotos vencedores e cinco equipas. Alain Prost venceu 5 vezes e a McLaren ganhou por 4 ocasiões.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

que bacana... e quanta saudade desse lugar...

Foi ai que assisti meu primeiro GP... em 1986...

Vi Piquet e Senna fazerem a dobradinha brazuca.. delírio total...

um local mágico, de muitas histórias... pena que não existe mais... infelizmente...

Parabéns Paulo pelo resgate de parte dessa história...

Abs