9 de julho de 2020

DAMON HILL


Damon Graham Devereux Hill, nasceu no dia 17 de Setembro de 1960 em Londres, Inglaterra.
Filho do Bi-Campeão Mundial de F1, Graham Hill, Damon estudava na The Haberdashers 'Aske's Boys' School, quando o seu pai teve um acidente de aviação fatal, em 1975.
Em 1981, Damon Hill, começou a competir em provas de motociclismo. Hill usava o mesmo desenho de capacete do seu pai, oito lâminas de remo brancas dispostas verticalmente em torno da superfície superior de um capacete azul escuro. O dispositivo e as cores representam o London Rowing Club, para o qual Graham Hill remou no início dos anos 50.
Em 1985, Damon Hill já tinha trocado as motos pelos carros e disputou o campeonato britânico de Formula Ford. Depois passou pela F3 e mais tarde pela F5000, categoria onde ficou até 1991.
Em 1992, Damon, chegou à F1 pela mão da equipa Brabham. A estreia aconteceu no Grande Prémio de Inglaterra em Silverstone, tendo terminado a prova no 16º lugar. Nesse ano alinhou em apenas mais uma corrida, na Alemanha.
No ano seguinte foi contratado pela Williams para ser o companheiro de equipa de Alain Prost. Depois de completadas dez provas, Hill somava cinco pódios e cinco desistências. A prova seguinte, o Grande Prémio da Hungria, foi um virar de página para Hill que venceu pela primeira vez na F1, o que veio a repetir nas duas corridas seguintes, na Bélgica e em Itália. No final do campeonato terminou em 3º lugar, atrás de Alain Prost e de Ayrton Senna.
Foi precisamente Ayrton Senna que Damon Hill teve como companheiro de Equipa na Williams em 1994. O piloto brasileiro substituiu Alain Prost que deixou a F1. Esperava-se que Hill ajudasse Senna a conquistar o título, tal como tinha feito no ano anterior com Prost, mas na terceira prova do campeonato em San Marino, Ayrton Senna sofreu um grave acidente e acabou por morrer. Hill, com apenas um ano de experiencia na F1, viu-se como líder da Williams. Quando chegou à Austrália para disputar a ultima prova da temporada, Damon Hill estava na luta pelo título com o alemão Michael Schumacher. Depois de Imola, Hill tinha vencido seis corridas e terminado em 2º lugar em quatro provas, com uma desistência pelo meio. Nessa ultima corrida nas ruas de Adelaide, na volta 36, Schumacher teve uma ligeira saída e embateu contra o muro, voltou à pista e quando Damon Hill o tentou ultrapassar os dois colidiram e abandonaram a prova, e dessa forma o piloto alemão ganhou o título mundial.
Em 1995, Hill parecia estar bem lançado para conquistar o título, pois no fim das primeiras três provas do campeonato somava duas vitórias e era primeiro na classificação. Mas uma serie de erros e desistências e apenas mais duas vitórias não lhe permitiram que fizesse melhor do que na temporada anterior.
No ano de 1996 Damon Hill aproveitou da melhor maneira o facto do Williams ser o melhor carro. Hill venceu metade das dezasseis provas da temporada, o que lhe valeu conquistar o Título de Campeão Mundial, tornando-se o primeiro filho de um campeão da Fórmula 1 a vencer o campeonato.
Em 1997 Damon Hill ingressou na modesta Arrows, uma equipa que andava na F1 desde 1978 mas que nunca tinha vencido nenhuma prova. O melhor resultado que conseguiu nessa temporada foi o 2º lugar no Grande Prémio da Hungria. Uma prova que liderou até à última volta, quando foi ultrapassado por Jacques Villeneuve, depois do seu carro estar com problemas hidráulicos.
Em 1998 e 1999 Hill esteve na equipa Jordan. Depois de um início penoso, Damon venceu o Grande Prémio da Bélgica. Foi a primeira vitória da Jordan na F1 e ao mesmo tempo o ultimo triunfo de Hill. No ano seguinte o 4º lugar alcançado em San Marino foi o melhor resultado que conseguiu.
Foi no Grande Prémio do Japão, a derradeira prova da temporada, que fez a sua despedida da F1.
Damon Hill esteve 8 anos na F1. Disputou 122 provas, conquistou 22 vitórias, 20 pole-positions e 19 voltas mais rápidas.
Damon Hill é, junto com Nico Rosberg, os dois únicos Campeões Mundiais de F1 filhos de pais também Campeões do Mundo.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

apreciei pouco a carreira do Damon... mas foi um piloto que fez história... campeão tanto quanto seu Pai...