28 de junho de 2020

BRAWN GP


A Brawn GP Formula One Team foi uma equipa de F1 que participou no Campeonato do Mundo de Formula 1 em 2009.
Em Dezembro de 2008 a equipa Honda anunciou a sua retirada da F1, colocando à venda todo o seu material. Nos meses que se seguiram vários foram os rumores sobre possíveis compradores mas nunca foi encontrada uma solução. Até que no final de Fevereiro de 2009 fez-se fumo branco. Ross Brawn, antigo Director Técnico da Honda, Ferrari e Benetton, adquiriu a equipa e no dia 6 de Março de 2009 formou a Brawn GP Formula One Team. A nova equipa passou a ter motores Mercedes e contou com os pilotos Jenson Button e Rubens Barrichello, que transitaram da extinta equipa Honda.
Nos testes de pré-época realizados em Espanha no Circuito de Jerez, os monolugares da Brawn GP foram os mais rápidos, surpreendendo assim todas as outras equipas.
Na primeira corrida da temporada, o Grande Prémio da Austrália, a Brawn GP confirmou os excelentes resultados da pré-época e colocou os dois carros na primeira linha da grelha de partida. A corrida foi um passeio para Jenson Button que liderou sem oposição e obteve uma vitória fácil, com Barrichello a terminar em 2º lugar. Foi a primeira vez, desde a Mercedes no Grande Prémio de França de 1954, que um construtor conquistou a pole-position e a vitória na estreia na F1.
Após a primeira corrida, foi efectuada uma queixa oficial por quatro equipes contra os difusores traseiros do Williams FW31, Toyota TF109 e Brawn BGP 001, alegando que os monolugares não estavam dentro das dimensões definidas nos regulamentos, mas depois de os carros terem sido analisados pelos comissários da corrida, foram considerados legais. Essa decisão foi apelada depois da segunda corrida da temporada, no entanto o órgão dirigente do automobilismo decidiu que o carro era legal.
Alheio a toda essa situação, Jenson Button venceu seis das sete primeiras provas da temporada, ficando desde logo com uma considerável vantagem na classificação, sobre o segundo colocado, que era o seu companheiro de equipa, Rubens Barrichello.
No entanto nas restantes dez provas a Brawn GP apenas conquistou duas vitórias. Barrichello ganhou o Grande Prémio da Europa em Valência e o Grande Prémio de Itália em Monza, com Button em 2º lugar, sendo essa a quarta dobradinha da equipa na temporada.
No Grande Prémio do Brasil, penúltima prova da temporada, Jenson Button obteve o 5º lugar, o bastante para se sagrar pela primeira vez Campeão Mundial de Pilotos e ao mesmo tempo a Brawn GP conquistou o titulo de Campeão do Mundo de Construtores.
A Brawn GP que depressa entrou na F1, também depressa saiu, já que em Novembro de 2009 a Mercedes-Benz adquiriu 75,1% e ficou com os direitos da equipa que passou a designar-se como: Mercedes-Benz Grand Prix Limited.
A Brawn GP no único ano em que esteve na F1 disputou 17 Grandes Prémios, conquistou 8 vitórias, 5 pole-positions, 4 voltas mais rápidas e 15 pódios. Conquistou o Campeonato Mundial de Pilotos e de Construtores.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Em 2009 eu estive em Interlagos e conversei com o Rubinho... tinha esperança que ele vencesse aquela prova... mas não deu... a equipe deu um show na temporada...