20 de maio de 2020

INTERLAGOS


O Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Circuito de Interlagos, fica situado em São Paulo no Brasil.
O seu nome é uma homenagem ao piloto brasileiro de F1, que morreu num acidente de aviação em 1977.
O nome tradicional do circuito (literalmente, "entre lagos"), é por estar localizado no bairro de Interlagos, uma região entre dois grandes lagos artificiais, Guarapiranga e Billings, que foram construídos no início do século XX para abastecer a cidade com água e energia eléctrica.
O terreno onde o circuito está localizado foi originalmente comprado em 1926, com o objectivo de construir moradias. Após dificuldades, em parte devido ao crash da bolsa de 1929, foi decidido construir um circuito de corrida. As obras começaram em 1938, com a pista a ser inaugurada no dia 12 de Maio de 1940. Nesse dia o autódromo recebeu 15 mil pessoas para ver o Grande Prémio de São Paulo. O vencedor foi o piloto Artur Nascimento Júnior, que percorreu as 25 voltas da corrida em 1 hora, 46 minutos e 44 segundos.
No ano de 1967 o circuito fechou para serem realizadas obras, voltou a abrir no dia 1 de Março de 1970, quando foi disputada uma prova do campeonato de Formula Ford. Em 1971, o circuito foi de novo obrigado à realização de obras para poder receber o Grande Prémio do Brasil de F1.
No dia 11 de Fevereiro de 1973, Interlagos recebeu pela primeira vez uma prova do Campeonato do Mundo de F1. O piloto sueco Ronnie Peterson em Lotus, obteve a pole-position, já a vitória na prova foi para Emerson Fittipaldi, a correr em casa, o piloto campeão em título deixou os milhares de adeptos em delírio.
Fittipaldi venceu a corrida novamente em 1976, com chuva e o piloto brasileiro José Carlos Pace ganhou a sua única corrida em Interlagos, em 1975. Nos três primeiros anos de F1, Interlagos só conhecia vitórias de pilotos brasileiros. Nos cinco anos seguintes, com excepção de 1978 em que não recebeu o Grande Prémio do Brasil, a prova foi ganha por quatro pilotos diferentes, Niki Lauda em 1976, Carlos Reutemann em 1977, Jacques Laffite em 1979 e René Arnoux em 1980.
Durante nove anos os monolugares de F1 correram no Rio de Janeiro, mas em 1990 voltaram a Interlagos. Com um novo desenho de pista, mais seguro e adequado aos carros da década de 90.
Os espectadores que encheram as bancadas para ver o Grande Prémio do Brasil de 1990, saíram desiludidos depois que Ayrton Senna deu um toque no carro do piloto atrasado Satoru Nakajima, quando liderava a corrida e que o obrigou a uma paragem na box para trocar a asa frontal do McLaren, atirando-o para o 2º lugar, atrás do rival Alain Prost em Ferrari que venceu a prova. Mas no ano seguinte já tudo foi diferente, pois Ayrton Senna liderou a corrida desde o arranque e venceu, apesar de ter corrido as últimas voltas apenas com a sexta velocidade. Senna voltou a conquistar a vitória em 1993, e logo após o final da prova os espectadores brasileiros invadiram o asfalto para comemorar, obrigando o McLaren de Senna a parar na pista ao ser cercado pelos adeptos. Após ajuda, Ayrton Senna conseguiu sair do carro e comemorou com o público, regressando à zona das boxes pendurado na porta lateral do Safety Car.
A partir de 2004 o Grande Prémio do Brasil deixou de ser uma das primeiras provas do campeonato para passar a ser uma das últimas, e com isso também passou a ter corridas decisivas para a atribuição do titulo de campeão entre os pilotos. Fernando Alonso conquistou o Mundial de Pilotos em 2005 e 2006. Kimi Raikkonen sagrou-se Campeão Mundial em 2007. Lewis Hamilton ganhou o campeonato em 2008 e em 2009 foi a vez de Jenson Button conquistar o título.
José Carlos Pace, René Arnoux, Giancarlo Fisichella e George Russell, foram os pilotos que venceram pela primeira vez uma corrida de F1 em Interlagos.
Em 2021, o Circuito de Interlagos sediou pela primeira vez o Grande Prémio de São Paulo. Foi a terceira prova da temporada a ter uma Corrida Sprint, depois de Silverstone e Monza. Lewis Hamilton, apesar de ter sido desclassificado na qualificação e de ter uma penalização de cinco lugares na grelha de partida, deu um recital de pilotagem e venceu a corrida, tornando-se no único piloto que ganhou uma prova de F1 no Brasil a largar de uma posição tão atrasada.
Michael Schumacher, com quatro vitórias, é o piloto que mais vezes ganhou em Interlagos. Quanto às equipas, a Ferrari venceu por nove vezes.

6 comentários:

Oscar disse...

Caro amigo, acho que é a terceira vez que entro em seu blog, mas não consigo ler mais que quatro linhas. O fundo preto com letras brancas acaba me dando dor de cabeça, e garanto que isso não acontece somente comigo. Fica a dica para um layout mais suave. Não tome isso como uma crítica, por favor. É apenas um relato e uma dica! Grande abraço e sucesso!

Paulo Moreira disse...

Caro Oscar.

Antes de mais, obrigado pela dica.
Já fiz umas alterações e espero que esteja mais do seu agrado e de todos os que visitam o blog.
Obrigado.

Por Dentro dos Boxes disse...

Paulo,

excelente post sobre o autódromo de Interlagos, um dos circuitos mais seletivos da F1. Teve seu traçado alterado mas mesmo assim ainda mantém o seu charme. Sempre que posso vou lá assistir a uma prova, seja de nacionais ou da F-1.

Mas faço aqui uma ressalva: O José Carlos Pace - no qual empresta seu nome ao autódromo de Interlagos como homenagem póstuma, não foi o primeiro piloto brasileiro na F-1. Antes dele tantos outros passaram pela F1 dos quais cito os irmãos Fittipaldi - Wilson e Emerson e além do Luiz Pereira Bueno (o "Peroba").

Abs.

Paulo Moreira disse...

Caro Breder

Erro meu. Chico Landi o primeiro.

Obrigado pelo reparo.

abs

Por Dentro dos Boxes disse...

Oi Paulo,

não é o Breder.. rsrsr

sou André Candreva - Blog Por Dentro dos Boxes...

O Breder é um grande colaborador do meu blog... Abs

Paulo Moreira disse...

Desculpa André

Abraço