22 de abril de 2020

TEDDY MAYER


Edward Everett Mayer, mais conhecido como Teddy Mayer, nasceu no dia 8 de Setembro de 1935 em Scranton no estado da Pensilvânia, Estados Unidos da América.
Em 1958 e depois de ter terminado os estudos e de se ter formado em Direito, na Universidade de Cornell, Teddy Mayer passou a ser o manager do seu irmão Timmy, que teve relativo sucesso nos anos de 1961 e 1962 com uma equipa de Coopers na Formula Junior, de que fazia parte também Peter Revson. Em 1962 os irmãos Mayer viajaram para a Europa, Timmy ingressa na Cooper em 1963, tendo como companheiro de equipa o neozelandês Bruce McLaren.
No final de 1963, Bruce decidiu seguir as suas ideias e convidou Teddy Mayer para formar uma equipa, a “Bruce McLaren Motor Racing Ltd.”.
Para a formação da nova equipa, Teddy contribuiu com os motores Climax do Cooper Mónaco que o seu irmão tinha guiado com sucesso.
A McLaren começou a competir no ano seguinte no Campeonato da Tasmânia, onde Timmy Mayer e Bruce McLaren eram os pilotos. Na última prova, Bruce sagrou-se Campeão mas Timmy acabou por falecer num violento acidente.
Recuperado do choque pela morte do irmão, Teddy passou a dirigir a equipa McLaren que fez a sua estreia na F1 no Grande Prémio do Mónaco de 1966. As primeiras vitórias apareceram em 1968 e 1969, mas no dia 2 de Junho de 1970 Bruce McLaren morre num acidente em Goodwood e Teddy Mayer fica com a ingrata missão de continuar a obra de Bruce.
Durante grande parte da década de 1970, a McLaren teve um sucesso considerável, com Emerson Fittipaldi e James Hunt que conquistaram o título de pilotos. Além da Formula 1, a McLaren também competiu nas corridas da USAC, CART e CanAm sob a administração de Mayer.
No final da década, os resultados da equipe na Formula 1 começaram a cair e o patrocinador, a Marlboro, planeou uma fusão com a equipe Project Four, comandada por Ron Dennis. Mayer permaneceu como director-gerente até 1982, quando vendeu as suas ações e deixou a equipa que ajudou a criar.
Teddy Mayer continuou ligado ao automobilismo. Primeiro nas corridas CART, onde foi dirigente da equipe Texaco Star, depois em 1986 voltou à Formula 1 como gerente de Haas Lola, uma nova equipa que fundou junto com Carl Haas. Em 1988, Mayer regressou às corridas da CART, juntando-se à equipa Penske como vice-presidente da categoria desportiva, passando depois a consultor, cargo que ocupou até 2007.
Teddy Mayer morreu no dia 30 de Janeiro de 2009, depois de lutar durante uma década com a doença de Parkinson.

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Outro nome lendário da F-1...